sábado, 9 de maio de 2015

DICAS DE CONGELAMENTO 2 - Culinarista JANIR FRAGA

Novamente estou postando dicas de congelamento passadas em cursos da culinarista Janir Fraga e que poderão ajudar meus leitores.Até a próxima postagem com mais dicas.

DICAS DE CONGELAMENTO

  1.  Para congelar frutas: Coloque as frutas de sua preferencia no processador e moa.Retire, passe por uma peneira e coloque em forminhas de gelo até que endureçam.Retire, coloque em saquinhos próprios para ir ao freezer.Feche bem e volte ao freezer.
  2. Para congelar abacaxi em fatias, passe-as no açúcar e coloque as fatias separadas numa assadeira.Leve ao freezer por pelo menos 2 horas para congelar. Retire-as, coloque-as em saquinhos próprios para congelar bem fechados e volte ao freezer.
  3. Se quiser congelar morangos não retire os cabinhos.Limpe-os muito bem com ajuda de papel absorvente.Coloque-os numa assadeira e faça o mesmo processo feito com o abacaxi em fatias.
  4. Se você congelou nozes, castanhas, tire-as do congelador e deixe-as 48 horas fora, para usar em massas porque senão o óleo que elas tem, não deixa sua massa ficar homogênea.
  5. Doces feitos com maisena não podem ser congelados desde que sejam o ingrediente principal como os pudins exemplo: pudim com calda de ameixas.
  6. Se você quiser congelar bolos feitos nas assadeiras com buraco no meio, tampe o buraco que fica no bolo com papel alumínio e passe papel filme e congele.Antes disso esfrie esse bolo sobre uma grade.Se for rechear com doce de ameixa caseiro dê choque térmico no doce antes de rechear o bolo.
  7. Para congelar pão de forma é só colocar no freezer dentro da embalagem própria.Para descongelar coloque no forno.Obs:-.Eu costumo colocar somente na geladeira para não mofar  porque só compro o necessário.
  8. Se quiser deixar lanches prontos com pão de forma pode congelar só com patê.Embrulhe em papel filme ou papel alumínio.
  9. Para congelar lanches feitos com pão francês, coloque manteiga e patê.Embrulhe com papel alumínio.Coloque dentro de um saquinho plástico para freezer e tire o ar.Feche e congele.
  10. Para descongelar pão no microondas, coloque envolvido em papel toalha e ligue por 30 a 40 segundos.
  11. Para congelar pão de mel e bem casados feitos em casa, coloque-os em celofanes e dentro de caixas plásticas colocando sacos plásticos por cima vedando bem e fechando bem com a tampa da caixa.
  12. O pão de mel comprado pronto é só colocar em uma caixa plástica para congelar.
  13. Para que os croutons não esfarelem ao cortar, coloque o pão de forma dentro do freezer de 1 dia para o outro e você vai ver que ao cortar não vai esfarelar.Coloque dentro de uma assadeira e tempere com bastante azeite e orégano ou outro tempero da sua preferencia e leve ao forno mexendo  uma vez ou outra para não queimar.Coloque em um pote bem tampado e use sobre saladas e como petisco.(ótima dica da culinarista Janaina Barzanelli).