domingo, 19 de julho de 2015

ARTESANATO - COLCHA CAIPIRA DE PATCHWORK MODERNO PARA SOLTEIRO

Fiz esta colcha para meu filho me baseando em uma manta de flanela feita por Eliana Zerbinatti.

COLCHA CAIPIRA DE PATCHWORK MODERNO

Corte quadrados de 20 x 20 cm. de flanela de diversas cores e vá costurando uma ao lado da outra deixando uma barrinha de mais ou menos 2 cm. para poder fazer o desfiado.Costure pelo lado direito e se quiser fazer com forro coloque outro quadrado por  baixo do outro  e passe uma costura em forma de X para segurar os 2 tecidos.Eu para economizar fiz sem forro.Esse desfiado tem que ficar por cima. É o charme dessa colcha.Fiz ela sem medida e fui costurando faixas sem me preocupar se combinavam e medindo na cama.Depois de todas costuradas faça piques com uma tesoura nos 2 cms.Cuidado para não cortar a costura.Pegue uma escova daquelas amarelas de  lavar roupa e vá passando nesse desfiado ou pode colocar dentro de um saco próprio para lavar roupa porque solta muito pelo e lavar na máquina.(dica da Eliana Zerbinatti) para fazer o desfiado.Depois de pronto fiz uma barrinha de outro tecido para o acabamento.
Passe uma escova de lavar roupa e passar de um lado para outro para fazer esse desfiado.