sábado, 22 de agosto de 2015

DICAS CULINÁRIAS DA CULINARISTA ISAMARA AMANCIO



DICAS DA ISAMARA PARA SUAS RECEITAS DE BOLO FICAREM PERFEITAS
1. Use ovos em temperatura ambiente para bater a massa do bolo para que ela possa crescer melhor.
2. Se os ovos estiverem gelados, o liquido da receita tem que estar morno.
.3. A massa deve ser bem batida.Bata os ovos com a manteiga na batedeira por pelo menos 20 minutos pois assim essa mistura vai aguentar o peso da farinha quando for colocada.
4. Se o bolo for amanteigado use ovos e manteiga na temperatura ambiente..
5. Unte as assadeiras somente no fundo com margarina e farinha de trigo.Deixe o bolo esfriar e passe uma faca nas laterais da assadeira.Se você untar dos lados a massa encolhe e o bolo fica menor.
6. As formas de buraco no meio devem ser untadas e polvilhadas totalmente na parte interna..
7. Coloque a massa do bolo na metade da altura da assadeira porque assim evita que ele cresça demais e transborde no forno. 
8. Quando a massa for de pão de mel coloque apenas 1/3 porque ela cresce muito com o calor.
9. Asse em forno moderadamente quente a 150 - 180 graus senão ele cresce, doura e fica cru no centro.Se você colocar uma massa amanteigada em forno muito quente ela cresce no centro formando um morro fica dourada e o centro fica mole.Obs:-Já aconteceu comigo diversas vezes porque meu gás é de rua e esquenta muito.
10. Para saber se o bolo ficou bom faça o teste do palito ou coloque a mão sobre a massa do bolo e se estiver faltando assar ficará a marca dos seus dedos e se não ficar é porque o bolo está no ponto.Retire  do forno e deixe esfriar para desenformar passando uma faquinha nas laterais da assadeira para soltar a massa assada.
11. Use a margarina 80% lipidios para untar.O bolo desenforma muito bem mesmo já frio (verifique a receita do DESMOLDANTE CASEIRO que dei neste blog em 02.04.2015 onde usei a margarina Amélia 80% lipidios - uso para fazer meus bolinhos apesar de ser bem mais cara que a comum). 
12. Desenforme o bolo sobre uma bandeja ou prato e depois vire novamente para que fique na posição em que foi assado.Use uma faca de serra maior do que o bolo que vai ser cortado e desta forma ficará reto porque a faca alcançará do outro lado.Vá girando o bolo aos poucos para ver a altura certa do corte.
13. Corte sempre de baixo para cima. Retire do bolo de cima e afaste para o lado a parte cortada repetindo sempre até terminar.Deixe coberto com papel filme pois assim ele não resseca até a hora de ser recheado.Se não for fazer no dia, embale bem com papel filme e pode congelar o bolo assado por até 3 meses.
14. Para descongelar o bolo coloque-o na geladeira de um dia para o outro ou deixe-o sobe uma mesa por umas 3 horas em temperatura ambiente.Isamara também aconselha colocar no microondas em potencia máxima de 2 a 3 minutos.Nesse caso eu não sei falar nada porque nunca testei.Não pode voltar a congelar esse bolo.Ele dura 3 dias em geladeira.
15. Monte o bolo usando aro ou uma assadeira de fundo removivel.Se for com aro coloque sobre uma bandeja ou prato.Dentro do aro coloque uma fatia da massa cortada, calda e o recheio da preferencia,Continue as camadas até a altura.Passe papel filme em volta do aro.Apesar da Isamara não ter dito aconselho colocar uma tampa de isopor e um  peso sobre o bolo enrolado com papel filme para que a superficie fique bem lisa.Deixe gelar no freezer por umas 2 horas ou umas 6 horas na geladeira.
16. Se for montar o bolo na assadeira coloque dentro dela um saco plástico aberto um pouco para fora ou use papel filme e proceda como o explicado na montagem com aro.Dura 3 meses congelado bem protegido com bastante papel filme.
17. Esta observação é minha Rose Nova para que jamais coloque frutas cruas para rechear um bolo.Cozinhe-as só com um pouco de açúcar se forem frutas que soltam muita água como o caso do morango que costumo fazer uma geléia para rechear o bolo ou use os recheios já prontos.
Este bolo feito pela Janaina Barzanelli montado dentro de um aro e coberto com pasta americana depois de descongelado porque a pasta americana não pode ir na geladeira,