segunda-feira, 8 de agosto de 2016

AS REGRAS DO FREEZER

Estou passando algumas regras ensinadas pela culinarista Evelin Duarte (técnica de congelamento e micro-ondas) para uso do seu freezer.

AS REGRAS DO FREEZER

Alimentos congelados no freezer
alimentos preparados para congelar
seladora à vácuo
aparelho simples para retirar ar das embalagens
De acordo com Evelin Duarte, qualquer grupo alimentar pode ser congelado.Alguns porém, não terão resultados satisfatórios.É o caso das verduras cruas, pudins à base de amido de milho, gelatinas, maioneses e claras de ovos cozidas e tampouco claras cruas.Ela explica que não basta colocar a comida em um recipiente e colocar no freezer: é necessário seguir algumas regras e técnicas básicas para garantir os nutrientes, qualidade e sabor de cada item.
Ela esclarece que a validade vai depender do produto e da forma como ele for preparado.
Legumes e verduras branqueados (processo no qual eles são fervidos rapidamente e depois colocados em água com gelo para interromper o cozimento) duram até 1 ano.
Já carnes com gordura, no máximo 1 mês. Pratos prontos, podem ser armazenados por até 3 meses.

HORA DE GUARDAR

As embalagens devem ser herméticas, não permitindo a entrada de umidade e nem a saída de cheiro.
Pode ser um saco plástico, um pote plástico próprio para freezer.Sobre as opções à vácuo são indicadas mas que esse não é um recurso comum para as donas de casa.Como opção, dá para colocar o produto no saco plástico e em seguida dentro de um pote.Conforme ele for endurecendo vai ficar naquele formato.Depois é só retirar do pote e manter no saquinho para economizar espaço.
Outra dica interessante encontrada na internet é a de colocar o alimento dentro de um saquinho e emergi-lo em um recipiente com água.Isso fará com que o ar saia e ele fique com seu formato.

CONGELAR, DESCONGELAR E RECONGELAR

Se existem regras para congelar o descongelamento não seria diferente. Após retirado do freezer um item congelado é comum ele ser colocado sobre a pia.Isso é bastante perigoso deixando o alimento exposto a bactérias.Outro hábito errado é colocá-lo debaixo de água corrente e até de água quente para acelerar o descongelamento o que aumenta a chance de contaminação.
O descongelamento ideal  da maioria de carnes por exemplo, é feito lentamente na geladeira.
Para isso, coloque a peça 1 dia antes na geladeira.Já alguns pratos prontos devem ser descongelados rapidamente no micro ou forno.
Sobre recongelar ela recomenda que nada impede mas aconselha que a prática fará a comida perder o sabor, textura, sais minerais e vitaminas.

Congelar:

FRUTAS: ao natural, em calda ou com açúcar, sem sementes em pedaços ou inteiras.
CARNES: em formatos finos, sem gordura com menos de 2 kg. sem temperos.
PEIXES: frescos limpos, sem vísceras.
LEGUMES E FOLHAS: branqueados.

DICA DA ROSE: Algumas marcas de seladoras à vácuo (fotos Rose Nova) só aceitam sacos plásticos de sua marca própria como essa que comprei.A outra simples que comprei é bem baratinha e bem fácil de encontrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário