quarta-feira, 29 de março de 2017

MASSAS E MOLHOS - continuação (FESTIVAL DE COZINHA ITALIANA 3) - Sitio Verde

MASSAS E MOLHOS



NHOQUE CASEIRO - 4 pessoas

Ingredientes:

600 gramas de batata Asterix " tem casca rosada",
200 gramas de farinha de trigo peneirada,
100 gramas de farinha de trigo para enfarinhar a mesa,
1 ovo médio, 
sal a gosto.

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas inteiras e com casca até que estejam macias para serem espremidas com um garfo ou com o espremedor de batatas.Após esfriarem um pouco junte o sal e o ovo inteiro e mexa rapidamente para o ovo não cozinhar.Vá adicionando a farinha aos poucos até conseguir uma massa lisa e fácil de enrolar. A proporção de farinha varia muito devido as batatas nem sempre terem o mesmo teor de amido e água.
Numa mesa enfarinhada enrole a massa até obter tiras compridas e arredondadas na largura de um dedo polegar. Corte os inhoques no tamanho de dois centimetros aproximadamente.Numa panela com água fervente mergulhe uma certa quantidade de inhoques e espere que eles subam até a superfície para tirá-los.Escorra bem e para que não grudem  regue-os com azeite.Sirva-os com molho ao sugo com bastante parmesão ralado.
DICA:Alguns chefes de cozinha costumam mergulhar os inhoques em água com gelo para evitar que continuem cozinhando.

MOLHO CARBONARA - serve 4 pessoas

Ingredientes:

250 gramas de bacon sem pele cortados em cubos,
2 dentes de alho fatiados em lâminas,
1 ovo inteiro e 4 gemas,
3 colheres (sopa) de azeite,
150 gramas de queijo parmesão ralado médio,
500 gramas de massa longa e grossa.

Modo de preparo:

Em uma tigela bata o ovo e as gemas junto com o parmesão e reserve. Em outra panela grande onde caiba a massa já cozida, frite antes os cubos de bacon no azeite mas sem queimar.Eles tem que ficar mal passados e nesse ponto acrescente o alho e deixe dourarem levemente e reserve. Quando a massa cozinhando estiver "al dente" tire uma concha de água fervendo e junte com os ovos batidos com o parmesão e o bacon. Ligue o fogo novamente escorra a massa e junte aos outros ingredientes.
DICA: Somente o calor da massa será suficiente para cozinhar os ovos, derreter o queijo, formando um molho cremoso.Sirva quente.Não é para ser requentado porque não fica bom.

PORPETAS - serve 4 pessoas

Ingredientes:

200 gramas de carne bovina moída,
300 gramas de pernil suino moido com a gordura ( + ou - 70 gramas.Isso deixa as porpetas macias senão ficarão secas e duras),
150 gramas de pão francês ou outro da preferência amanhecido ou duro (+ ou - 3 pãezinhos) esfarelados bem fino,
2 ovos inteiros,
1 colher (chá) de alho moído,
1/2 xícara (chá) de salsinha picadinha,
1 colher (sopa) de orégano fresco ou seco,
1 colher (sobremesa) gengibre ralado,
1 colher (café) de pimenta-do´reino moida, 
sal quanto baste (o pão já tem sal),
óleo de milho ou girassol para a fritura.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes até conseguir uma massa que possa ser moldada.Deixe essa massa descansando por uma hora para que pegue bem os temperos.Molde bolinhas pequenas e frite virando para que fritem por igual de todos os lados.Se for servir como aperitivo elas já estarão prontas. Se for servir com molho vermelho,  após fritar coloque-as direto na panela com o molho e deixe cozinhar por cerca de vinte minutos antes de servir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário