quarta-feira, 21 de junho de 2017

PÃO DE BATATA

Este pão de batata pode ser recheado com linguiça calabresa bem moída. Receita é do culinarista Roberto Augusto.No blog tem outra receita diferente do Eduardo Beltrame.

PÃO DE BATATA - tradicional

fotos Rose Nova

Ingredientes:

150 gramas de ovos (3 unidades),
400 gramas de batatas Asterix 
50 gramas de fermento biológico fresco,
20 gramas de sal, 
10 gramas de açúcar,
100 gramas de margarina ou manteiga em temperatura ambiente,
100 ml. de óleo,
250 ml. de leite,
farinha de trigo (qb. = quanto baste).

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas e amasse-as.Elas devem ser usadas frias na massa.
Numa tigela, coloque os ovos já misturados, o óleo, manteiga, leite, açúcar, a batata e misture. Vá colocando a farinha de trigo aos poucos até que perceba que ela já não gruda nas mãos. Transfira para uma bancada e faça um rolo com essa massa.Coloque ela dentro de um saco plástico. Tire o ar e deixe que ela cresça por uns 20 minutos mais ou menos. Assim que crescer, retire ela do saco plástico e corte em pedaços de umas 60 gramas. Abra e recheie a seu gosto. Feche as bordas, boleie e deixe crescer novamente numa forma. Depois de crescidos, passe sobre os pãezinhos ovo batido e leve ao forno 180ºC até que fiquem assados.
OBS:- Se usar fermento seco, misture com umas 2 colheres (sopa) de farinha de trigo antes de usar. Verifique a medida na embalagem porque o fermento seco é mais forte que o fresco e tem que usar menos quantidade.Dependendo do tipo de batata, você poderá usar mais farinha de trigo portanto aconselho ir colocando leite aos poucos.

RECHEIO 

500 gramas de Catupiry (requeijão)
Use 15 gramas para rechear cada pãozinho.

DICA: Eu pessoalmente fiz também de linguiça calabresa moída, frita com cebola picadinha bem fina e também com goiabada. Pode usar bacon temperado, goiabada com requeijão, etc...


batatas Asterix ( é a melhor ) (foto Rose Nova)
pão de batata crescendo (foto Rose Nova)
recheio de linguiça calabresa e tomate seco - (foto Rose Nova)
recheio de goiabada (foto Rose Nova)

Nenhum comentário:

Postar um comentário