segunda-feira, 10 de julho de 2017

3º FESTIVAL DE RECEITAS COM PEIXES - CORVINA, ABADEJO E PINTADO

Mais algumas receitas com peixes. 

Como escolher:

Escolha os com pele firme, úmida e sem a presença de manchas. Os olhos devem ser brilhantes e salientes.As escamas unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele. As guelras devem ter cor que vai do rosa ao vermelho intenso e sem viscosidade.Deve ter odor característico e não repugnante.Devem estar mantidos sob refrigeração ou em espessa camada de gelo.

CORVINA ASSADA

Ingredientes:

1 corvina,
1 cebola média picada,
1 ramo de salsinha picada,
1 dente de alho picado,
1 colher (de sopa)  de azeite,
1 colher (de sopa) de óleo,
1 colher (de sopa) de molho de tomate,
80 gramas de manteiga,
1 tomate grande,
vinho, sal, pimenta do reino, suco de limão a seu gosto.

Modo de preparo:

Frite o alho e a cebola no óleo. Junte a pimenta, o sal e os tomates em rodelas. Refogue o molho de tomate na manteiga. No fundo da assadeira, jogue o vinho e regue com o azeite. No meio da assadeira rodeie o peixe com batatas cozidas. Asse em forno baixo, regando com o molho. Finalize o prato acrescentando brócolis e couve-flor cozidos ou outros da sua preferência.

ABADEJO COM BATATAS E ALCAPARRAS

Ingredientes:

1 filé de abadejo de 250 gramas,
2 batatas cozidas e cortadas em 8 pedaços cada,
6 rodelas de palmito,
2 colheres (sopa) de alcaparras,
2 colheres (sopa) de manteiga.

Modo de preparo:

Em uma chapa ou frigideira, grelhe os filés até dourar ou ao ponto de sua preferencia. Reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga e as alcaparras. Reserve. Monte o prato ou travessa com o filé grelhado, as batatas cozidas e as rodelas de palmito e regue-os com o molho de acaparras. Sirva com arroz a grega.

ABADEJO COM CAMARÃO E CHAMPIGNON

Ingredientes:

300 gramas de abadejo,
alcaparras, palmito, camarão e champignon a seu gosto,
1/2 quilo de batatas,
sal, limão, salsinha, manteiga e ervas a seu gosto.

Modo de preparo:

Tempere o peixe com sal, suco de limão e as ervas. Leve para grelhar até dourar.Em uma panela doure os camarões no azeite e acrescente as alcaparras, palmito e champignon. Sirva com arroz branco ou à grega e batatas souté.

BATATAS SOUTÉ

+ ou menos 4 a 5 batatas
cebola picada,
salsa e cebolinha,
azeite e manteiga, sal, pimenta do reino.

Modo de preparo:


Descasque as batatas e corte em quadradinhos e cozinhe em água e sal sem deixar que fiquem moles.Teste espetando um garfo. Deixe esfriarem antes de iniciar o processo porque senão elas quebram. Numa frigideira onde possam caber todas as batatas coloque manteiga e  um pouco de azeite para a manteiga não queimar e deixe borbulhar sem queimar e acrescente as batatas.Após uns 3 minutos vire-as.Faça isso pelo menos mais 2 vezes e acrescente cebolas picadas bem fininhas.Deixe que tostem um pouco.Acrescente salsinha e cebolinha picada e a pimenta do reino.Mexa salteando por isso o nome "batatas souté" e sirva bem quentinhas.

PINTADO ENSOPADO

Ingredientes:

1 pintado pequeno em postas,
1/2 xícara de azeite,
1 e 1/2 xícara de suco de limão,
1 cebola em rodelas,
2 tomates maduros em rodelas,
1 pimentão de cada cor cortados em rodelas,
3 dentes de alho amassados,
coentro, sal, pimenta do reino e colorau.

Modo de preparo:

Tempere o peixe com suco de limão, sal, colorau e pimenta. Deixe marinando por um tempo e aqueça o azeite em uma panela e arrume os pedaços do peixe com os demais temperos. Coloque 1/2 xícara de água, sal e tampe a panela. Deixe cozinhando por uns 25 minutos. Não mexa muito para não quebrar e depois de pronto coloque coentro picado. Sirva com arroz e pirão de peixe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário